Um especial encontro entre os grandes nomes da radiodifusão gaúcha. Assim foi o evento promovido pelo SindiRádio – Sindicato das Empresas de Rádio e TV do RS, na quinta-feira (18/10), para marcar a reinauguração da galeria de fotos dos 11 ex-presidentes que atuaram à frente da entidade ao longo de 55 anos de história. O coquetel para associados e convidados foi comandado pela presidente da entidade, Christina Gadret, e ainda marcou a nomeação da sala “Arizoli de Bem” e a repaginação da sede com o reforço da nova identidade visual do Sindicato.
Cercada por ex-presidentes e familiares, e à frente da nova galeria – com fotos e molduras renovadas – Christina abriu o evento com um discurso de intensos agradecimentos. “Estamos reunindo nesta sala personalidades que fizeram e que fazem a comunicação do Rio Grande do Sul e que tiveram participação decisiva no desenvolvimento do trabalho das emissoras de rádio e televisão a serviço do entretenimento e da informação a todos os gaúchos. É uma honra para mim e para o SindiRádio reunir pessoas a quem tanto a população gaúcha deve por tudo que fizeram e fazem para as emissoras de rádio e de televisão”, destacou.
Na ocasião, Gildo Milman, que esteve à frente da entidade nos anos de 1964 e 1965, falou do início das atividades e fundação do Sindicato, em uma história entrelaçada com a trajetória da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). “Na época, percebi que a Agert era o braço político da categoria e faltava a explosão que consolidaria o setor, neste caso, o Sindicato. Lembro ainda que tivemos um trabalho intenso para inaugurar o primeiro dissídio da categoria. Nos meus 86 anos, 57 anos de advocacia ininterrupta, me comovo de hoje ter podido vir aqui, estou na minha própria casa”, declarou Milman.
Além de Gildo, Christina fez ainda uma especial homenagem ao ex-presidente Ary dos Santos, que protagonizou a última gestão. “Quero agradecer pelos 15 anos à frente do Sindicato, se doando de corpo e alma. Sabemos quanta dedicação pessoal é preciso e tu foste incrível comigo e com todos associados”, disse. Em sua fala, ele relembrou as curiosidades e situações ao longo dos anos. “Foi uma tarefa que faz parte de estarmos envolvidos com o nosso setor e espero que fiques um bom período [na presidência] porque isso aqui é contagiante. Conta comigo quando quiseres”, assegurou Santos.
O encerramento ficou por conta da nomeação “Arizoli de Bem” ao espaço que recebe a galeria, momento em que os familiares do falecido tesoureiro do SindiRádio receberam a homenagem. “Hoje, o grande Arizoli é representado na atual diretoria pelo seu filho, Edison, que atua como nosso tesoureiro e mantém a tradição desta família que cuida do nosso Sindicato há décadas”, ressaltou Christina.
Magda Beatriz é jornalista e apresentadora. Você a encontra de segunda a sexta no programa Atualidades Pampa, na TV Pampa.