Federasul promove debate com os candidatos ao governo do RS.

18 ago

O Tá na Mesa da próxima quarta-feira (22) terá as presenças confirmadas de Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (MDB), Mateus Bandeira (Novo) e Miguel Rossetto (PT).

Para garantir a transparência e a equidade de tempo entre os candidatos ao governo do Estado, a Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) lançou um regulamento enviado aos concorrentes, junto a um termo de concordância.

No documento, fica estipulado que serão quatro blocos de debate, sendo o primeiro para considerações iniciais e o último, considerações finais. Em ambos os casos, o tempo será o mesmo para todos os candidatos, 4 min e 3 min, respectivamente. A ordem das falas será feita por sorteio, da mesma forma como serão realizados o segundo e o terceiro bloco, composto por perguntas aos candidatos.

Não haverá, nesta edição, combate direto entre os candidatos. As perguntas a serem respondidas no segundo bloco serão enviadas pelas entidades filiadas da Federasul, sendo os questionamentos sorteados na hora. O tempo de resposta é de 2 min por candidato.

Já no terceiro bloco, a Federasul fará a mesma pergunta para todos os candidatos, que terão, cada um, 2 min para responder.

A tolerância, em cada manifestação, será de 10 segundos, sendo que, após esse tempo, o microfone será desativado.

Todos cientes das regras, esperam um debate responsável e dentro do regulamento. A mediação do debate fica com a presidente da Federasul, Simone Leite.

Magda Beatriz Jornalista