Pelo quinto mês consecutivo, o Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) registrou queda. Em fevereiro o indicador fechou em -1,35% principalmente influenciado pela variação cambial. Apesar da sequência de resultados negativos, no acumulado em 12 meses o índice aponta alta de 9,76%.
A taxa de câmbio também foi responsável, juntamente com o movimento de sazonalidade, pela redução de 1,6% nos custos de produção como mostra o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP). Os principais responsáveis pelo resultado foram fertilizantes e agroquímicos que em sua maioria são importados. No acumulado dos últimos 12 meses o indicador também registra alta, atingindo 7,47%.
Mesmo com a queda no último mês, o IICP se mantém bem acima do IPCA do período, que ficou em 3,89%. O mesmo ocorrendo na relação entre o IIPR e o IPCA Alimentos (5,37%), demonstrando que não há relação direta entre os preços no campo e os praticados ao consumidor nas cidades.
Confira o relatório na íntegra.
Magda Beatriz é jornalista e apresentadora. Você a encontra de segunda a sexta no programa Atualidades Pampa, na TV Pampa.